Notícias

12/01/2018

Comunicado Importante – eSocial

O eSocial é um sistema de registro elaborado pelo Governo Federal para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores de todo o país.

A partir de 2018 a SantaCoop deverá se adaptar ao novo padrão de envio de informações, para atender ao eSocial e as alterações de prazo de faturamento e de pagamento promovidas pela Unimed e convênios.

Sendo assim, solicitamos sua atenção especial para algumas alterações que serão implantadas pela cooperativa a partir de janeiro 2018.

 

CADASTRO – O cooperado deve, obrigatoriamente, atualizar junto à cooperativa os dados cadastrais sempre que ocorrer alteração no endereço, estado civil, alteração de nome, situação de aposentadoria, etc.

Em relação aos dependentes, a partir de janeiro/18 a SantaCoop excluirá e não mais alimentará sua base de dados com registro dos dependentes dos cooperados.

REPASSE DE HONORÁRIOS – A partir de Janeiro/2018 serão realizados somente dois repasses no mês – dias 15 e 25. Excepcionalmente, essas datas poderão ser flexibilizadas, de acordo com os pagamentos efetivados pelos convênios e SUS.

PESSOAS JURÍDICAS – Os cooperados pessoas jurídicas deverão enviar a nota fiscal do  processamento do repasse para a SantaCoop. O crédito junto ao banco, somente será disponibilizado após a confirmação da entrega do documento. A informação do valor da nota fiscal poderá ser obtida no demonstrativo de pagamento, pelo site da Fencom ou  pelo e-mail santacoop@santacoop.com.br.

INSS – O cooperado que presta serviços de forma regular a uma ou mais empresas, como autônomo ou empregado ou trabalhador avulso, recebendo nessa(s) empresa(s), mês a mês,  um somatório de remuneração igual ou superior ao limite máximo do salário de contribuição,  deverá apresentar declaração, informando o valor da remuneração e do desconto, para o ano   de 2018. A declaração também deve ser emitida, mensalmente, até o dia 20, pelo cooperado que tem remuneração inferior ao limite máximo de contribuição, que presta serviços regulares  a uma empresa e não tem o comprovante de pagamento para apresentação mensal em  tempo hábil à SantaCoop.

 

A SantaCoop está à disposição para prestar todas as informações necessárias, pelo telefone: 3245 4701 ou pelo email: santacoop@santacoop.com.br .

Contamos com sua colaboração, para que todo o processo transcorra com segurança e tranqüilidade.

 

 

Diretoria SantaCoop