Institucional

História

A História da Cooperativa deve ser resguardada e contada como forma de assegurar que os mais jovens conheçam e valorizem o trabalho de construção coletiva realizado desde o primeiro momento.

Para contar a História da SantaCoop, sem incorrer em erros e injustiças, optamos por relacionar acontecimentos que podem ser tidos como símbolos do trabalho, pensamento e atuação das lideranças embasadas no consentimento expresso dos cooperados. Também são a síntese da atuação cotidiana que, de forma quase despercebida, vai concretizando projetos e metas.

No início da década de 1990, havia entre os médicos dos grandes hospitais de Belo Horizonte, uma insatisfação generalizada com as tabelas praticadas pelos planos de saúde para remuneração das consultas e procedimentos médicos, além de atrasos nos pagamentos e alto volume de glosas.

Na Santa Casa, a estes fatores somavam-se os atrasos nos repasses dos honorários do SUS e a falta de controle de repasse dos convênios, alguns com atrasos até de 02 anos. A necessidade de mudança iminente fez com que alguns médicos assumissem a liderança nas discussões e mobilização do corpo clínico, que culminou com uma Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 30 de junho de 1993 no Salão Nobre da Santa Casa, na qual foi constituída oficialmente a SantaCoop Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, tendo como principal idealizador o Dr. Carlos Rubens Maciel.

ft_hist_05Assinaram a ata de constituição os médicos Reinaldo Guimarães, Carlos Rubens Maciel, David Schmidt Santos, Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen, Atos Alves de Souza, Kleber Costa de Castro Pires, Gabriel Maciel Dias Filho, Oswaldo Leão de Souza, Manoel Firmato de Almeida, Adilson Araújo Guedes, Carlos Batista Alves de Souza, Tomaz de Aquino Franca, Lucas Viegas Martins, Antônio Tarcísio de Faria Freire, Odilon Lobato, Vicente de Paula Assis, Anísio Nunes, Nereu de Almeida Júnior, Washington Luiz dos Santos Vieira, Moacir Astolfo Tibúrcio, Ludercio de Oliveira Rocha e Maria Juraci de Lima Braga.

 

Na mesma Assembléia foi eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída:

ft_hist_01Diretoria 1993/1996

Presidente: Carlos Rubens Maciel

Diretor Tesoureiro: David Schmidt Santos
Diretor Administrativo: Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen
Diretor Secretário: Reinaldo Guimarães

O primeiro Conselho Fiscal da Cooperativa teve como membros:

Efetivos: Atos Alves de Souza, Kleber Costa de Castro Pires, Gabriel Maciel Dias Filho 
Suplentes: Oswaldo Leão de Souza, Manoel Firmato de Almeida, Adilson Araújo Guedes

À primeira diretoria couberam desafios políticos e financeiros. Para cumprir o objetivo de organizar a atividade econômica dos cooperados significava, na prática, manter a mobilização dos médicos fazendo com que aderissem a essa nova forma de organização tornando-se cooperados.

 

ft_hist_02Diretoria 1996/1998

Presidente: Carlos Rubens Maciel 

Diretor Tesoureiro: David Schmidt Santos
Diretor Administrativo: Carlos Eduardo Carvalho Coelho
Diretor Secretário: Renato Maciel

Na área de organização e infraestrutura dificuldades ainda maiores. Como uma das pioneiras a SantaCoop não tinha um modelo de gestão a ser seguido, era preciso desenvolver os processos de faturamento e controle dos repasses e glosas.

Na outra ponta os primeiros embates nas negociações por melhor remuneração através da atualização dos valores das tabelas em vigor Ciefas, AMB/90 e AMB/92.

 

ft_hist_06Diretoria 1998/1999

Presidente: Moacir Astolfo Tibúrcio 

Diretor Tesoureiro: David Schmidt Santos
Diretor Administrativo: Carlos Eduardo Carvalho Coelho 
Diretor Secretário: Renato Maciel

O aumento no número de cooperados é a confirmação de que a Cooperativa vai paulatinamente se transformando em uma das principais formas de representação dos médicos perante os compradores de serviço.

 

ft_hist_03Diretoria 1999/2002

Presidente: Moacir Astolfo Tibúrcio 

Diretor Tesoureiro: Paulo César Gomes Guerra
Diretor Administrativo: Carlos Eduardo Carvalho Coelho 
Diretor Secretário: Antônio Tarcísio de Faria Freire

 

 

Para suportar o crescimento, mantendo o nível de organização e qualidade na prestação de serviços fez-se necessário o investimento na profissionalização dos funcionários e implantação de uma sede administrativa adequada.

 

ft_hist_04

 

Neste momento é criado o primeiro PAACOP-Posto Avançado de Atendimento ao Cooperado localizado no 4º andar na Santa Casa e, em seguida, o CAC – Centro de Apoio ao Cooperado, instalado no andar térreo do Hospital São Lucas.

 

ft_hist_09Diretoria 2003/2005

Presidente: Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen 

Diretor Tesoureiro: Paulo César Gomes Guerra
Diretor Administrativo: João Carlos Zerbini de Faria 
Diretor Secretário: Francisco Eustáquio Valadares

 

ft_hist_08Novamente as negociações de honorários exigem dos dirigentes ações enérgicas.

Nestes momentos a presença dos cooperados nas assembléias é a grande força que respalda as ações da diretoria permitindo conquistas que se traduzem em benefícios para todos.
Em 2007 a SantaCoop tem momentos que são a síntese dos seus quinze anos de história: assembléias com presença maciça dos cooperados, negociações com resultados inéditos, ampliação de suas base e resultados financeiros.

 

ft_hist_07Diretoria 2006/2008

Presidente: Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen 

Diretor Tesoureiro: Flávio Mendonça Andrade Silva 
Diretor Administrativo: Oswaldo Leão de Souza 
Diretor Secretário: Francisco Eustáquio Valadares

 

2006-2008Diretoria 2008/2011

Presidente: Flávio Mendonça Andrade Silva

Diretor Tesoureiro: Oswaldo Leão de Souza
Diretor Administrativo: Cáthia Costa Carvalho Rabelo
Diretor Secretário: Kleber Costa de Castro Pires

Inovação, foco no cooperado e investimentos na estrutura organizacional marcaram o período. A diretoria trabalhou buscando soluções baseadas no diálogo, evoluindo para implantação da tabela CBHPM pela maioria dos convênios e também obtendo novos reajustes dos honorários médicos, visando uma remuneração mais justa e a valorização do trabalho do cooperado.

 

2011-2014Diretoria 2011/2014

Presidente: Kleber Costa de Castro Pires

Diretor Tesoureiro: Antônio Vieira Machado
Diretor Administrativo: Cáthia Costa Carvalho Rabelo
Diretor Secretário: Miguel Ângelo Pinto Farage

O ano de 2012 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para ser o Ano Internacional das Cooperativas, sob o slogan:”Cooperativas constroem um mundo melhor”. A Santacoop inserida neste modelo de trabalho, não poderia buscar outra trajetória, apoiada pelo trabalho incessante e abnegado do corpo de cooperados. Dentre muitos sonhos, um dos mais acalentados era, sem dúvida, a aquisição de uma sede à altura da instituição que foi realizado com a compra do imóvel localizado à Rua Álvares Maciel, próximo à Santa Casa. Certo que a compra do referido imóvel foi apenas o primeiro passo para a consolidação da sonhada sede. Hoje o imóvel encontra-se alugado e esperamos poder contar, no futuro, com uma nova sede, que representará mais conforto e eficiência.

 

Diretoria 2014/2017

Presidente: Miguel Ângelo Pinto Farage

Diretor Tesoureiro: Antônio Vieira Machado
Diretor Administrativo: Francisco Eustáquio Valadares
Diretor Secre tário: Mailton Santiago Dutra

Em um momento social conturbado, do ponto de vista político e econômico, os desafios que se apresentam são gigantescos. Somado a isso, nosso maior cliente – o plano Santa Casa Saúde encerra suas atividades com a transferência de sua carteira de usuários para o convênio Vitallis, com impacto significativo no faturamento da SantaCoop. Somos obrigados a conviver com uma nova realidade. Mas, como uma das maiores cooperativas de trabalho médico, reconhecida por sua força e pioneirismo, a SantaCoop-BH tem conseguido transformar as dificuldades em oportunidades de ajustar processos, rever gastos e buscar novas fontes de receita.

A SantaCoop é hoje um exemplo de cooperativismo e de cooperação.